Sexta-feira, 1 de Outubro de 2004

DO TAMANHO... DO UMBIGO

A-Abstrakt01.JPG


A vida tem sempre dois lados. Por vezes até parec que estamos partidos pelo meio, separados. Um escuro e um claro, um bom e um mau, um passado e um futuro, um lado como tem de ser e outro como imaginamos que é. Faz lembrar fita-cola dupla face. É como se uma face colasse a nós para sempre e com a outra vamos agarrando aquilo que nos aparece ou parece que nos apetece. Um pouco confuso? mas é assim, sem tirar nem pôr! Então se ambos os lados da vida, o positivo e o negativo, pertencem-nos, porque raio teimamos em fazer prevalecer o nosso lado negativo em detrimento daquele que nos faz andar de bem com o mundo?


Viver num pais em que a música nacional é o fado (um choradinho de desgraças), a puxar a lágrima ao canto do olho, não é um bom princípio. Mas será desculpa? Lá porque o seu país vive agarrado a um passado glorioso, sem ter esperança no futuro, não quer dizer que tenha de fazer o mesmo. A alma lusa, poderá ser responsável pelo negativismo colectivo, mas não pode servir de desculpa para que veja sempre tudo pelo lado escuro da vida. O que vale é que esta nação, tem as costas largas...


O outro lado “Hoje o despertador não tocou. Ontem fiquei até às tantas a ver televisão com uma bruta insónia e esqueci-me de o ligar. Por causa disso cheguei atrasado e o chefe avisou-me, - mais uma e... Perder o emprego era mesmo o que me faltava. Logo hoje que tinha uma consulta no médico, por causa da dor de estômago que não me larga. Bem vou ter de desmarcar e já estava marcada há 3 meses. Agora só lá mais para o Natal... E por falar em Natal... isso é que vai ser um drama, com os miúdos fora...” Bonito... os pensamentos são como as cerejas e os negativos então, pegam-se a nós como lapas, são buracos negros, uns a seguir aos outros. Está visto que de nada lhe adianta, pensar, repensar e voltar a pensar nos aspectos “menos bons” da sua vida, só vai servir para se enterrar num lodo de preocupações, de onde nunca vai conseguir sair.


110362EJMI_w.JPG


Não lhe estou a dizer que deve ser um inconsciente, sem preocupações e deveres, e viver com os dois pés à beira do abismo, alegremente a assobiar a última do Abrunhosa. Nem oito nem oitenta. Há um meio-termo para tudo. Vamos pensar positivo. Vamos adoptar uma atitude activa e lutadora perante acontecimentos mais desagradáveis, e isso será meio caminho andado para a sua resolução. Chorar sobre o leite derramado, nunca serviu para nada, a não ser que aprecie leite salgado. Há um truque que frequentemente faço e que nunca falha. Liguem a televisão por volta das 20H00 e aguardem pacientemente sentados no sofá. Veja os noticiários dos 3 canais, com o comando na mão vá alternado entre eles à procura de notícias dramáticas. Os mais recentes desenvolvimentos sobre o caso da Joana, os incêndios, despedimentos colectivos, ataques bombistas, famílias inteiras dizimadas por rebeldes, crianças abandonadas à nascença, doenças incuráveis, tudo isto e muito mais entra por nossa casa dentro porque estão na ordem do dia. Depois olhem para o vosso umbigo. Já perceberam como os nossos problemas são do tamanho... do nosso umbigo.


110353EJLI_w.JPG


publicado por http://casadomasnaocapado2.blogs.sapo.pt/ às 16:42
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Rute a 5 de Outubro de 2004 às 13:45
Quando as coisas começam a pesar tb me lembro sempre que há pessoas bem piores que eu...e sinto-me pequenina! As coisas pelas quais sofremos às vezes têm mesmo o tamanho que lhes queremos dar! Mas lá está... o que não nos mata torna-nos mais fortes. O truque é mesmo seguir em frente!!!


De djbarrioz a 1 de Outubro de 2004 às 17:42
todos temos dias assim! hoje é 1 deles para mim! sabes o que me faz continuar? as adversidades que já passei e que vejo as de hoje como um brinquedo de criança! abraço.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. SEMPRE É VERDADE...

. DINHEIRO É SINÓNIMO DE .....

. THE BETTER SEX GUIDE ANAL...

. TEMPO E DISTÂNCIA

. ESTOU DE VOLTA...MAIS UMA...

. ...

. CASAR FAZ BEM À SAUDE?

. PORQUE O SABER NÃO OCUPA ...

. EU ACREDITO, E VOCÊS?

. O ÚLTIMO REFÚGIO...

.arquivos

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2007

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Outubro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds